segunda-feira, 15 de março de 2010

Um dia é da laranja, o outro....




Faz um tempão que eu não posto nada. também foi natal, ano novo carnaval...e como brasileiro, só comecei a funcionar depois do carnaval!
Mas também tive crise de idéias, não sabia por onde começar a escrever. Aí me deram uma idéia: porque as pessoas tendem a não aprender aquilo que precisam.
Vou explicar. Nós (homens) temos a mania ou vício, como queiram, de não querer estudar as coisas pra aprender. Se você não concorda com isso pare e observe o homem que está perto de você (se você for homem faça uma auto análise) quando compramos algum aparelho, carro ou software, ou qualquer coisa que tenha um manual, para onde esse manual vai parar? Aliás, os homens tomam conhecimento de qualquer tipo de manual?
NÃO! nós preferimos aprender na prática (ou quebrando o aparelho) a ter de ler o manual. E quando temos a opção usar o conhecimento de outra pessoa?
 Melhor ainda!
Olha, sempre fui defensor das coisas livres, sempre defendi o tal do software livre. Mas o fato de o software ser livre tem algumas implicações pra que as pessoas que trabalham com isso continuem a ganhar a vida, afinal um programa de computador ser livre é uma coisa, você ter de pagar as contas e se alimentar no final do mês é outra bem diferente...
E como o free software pode te dar recursos pra viver????? A resposta é bem simples e os papas do software livre já disseram várias e várias vezes: o programa é livre, o treinamento que é feito não! esse deve ter  remuneração adequada e exclusiva, porque a comida, a água , as roupas que usamos ainda não são livres...
Mas, é o que costuma acontecer... alguns chefes de algumas empresas, se vestem com a capa do software livre pra explorar aqueles que lutam pra aprender usando seus próprios recursos e tempo de folga, que batalham pra ver as pessoas conseguindo melhores resultados e nem mesmo reconhece esse esforço! Aliás, esse é o tipo de Chefe que acha que o subordinado tem obrigação de ler o manual, interpretar e explicar não só pro chefe, mas para os outros subordinados que são homens (afinal, pra que aprender se eu posso tomar o conhecimento de alguém na base da coação?? (ei, dá até pra pensar em algum tipo de assédio no serviço, não dá???)

É, esse é o mundo corporaivo moderno: use as pessoas como laranjas - espreme até o talo e, quando o Chefe julgar que não tem mais suco, joga fora. Pois bem senhor chefe explorador! Nem sempre aquilo que o senhor julga bagaço não tem mais suco! nem todas as laranjas do cesto tem suco! Nem sempre aquele que espreme as laranjas vai continuar fazendo isso: um dia é o da laranja, o outro do espremedor.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário